quinta-feira, 24 de junho de 2010

Tem coisas..



Foto-João Ferraz

Célia Pires
Tem coisas na nossa vida que são
como fósforos, uma vez apagados...

Tem coisas que só a gente sabe porque está sentindo, mas mesmo assim fingirmos não sentir tanto. Escondemos a angústia, engolimos lágrimas. Resultado: uma ferida que se abre em nosso peito. Mas qual é o remédio? Ir convivendo com a dor já que não podemos ignorá-la?
Quando achamos que o poço secou eis que surgem novas gotas de esperanças e é nisto que consiste nesgas de alegrias que só nos fazem florescer.
Parar e perguntar: "Porque eu?" Não, não resolve nada. Só gera mais angústia e nos faz sentir que somos impotentes diante de certas adversidades da vida.
Pular a pedra do nosso caminho é fugir das nossas responsabilidades. O que fazer? Tropeçar nela? Chutá-la? Não. Carregá-la, pois este é o nosso destino.
Uns tem uma pedrinha, outros uma montanha. Injustiça divina? De jeito nenhum!
Se encontramos alguém para dividir o peso ótimo, senão é seguir adiante. Pés firmes no chão. Cabeça erguida e sem medo de errar.A vida da gente e dos nossos não é loteria. Não podemos contar com a sorte, por isto que a fé é tudo. Se a temos estamos protegidos. Mas nada acontece sem luta. Não vai pensando que sem um esforço a fé vai remover a montanha sozinha! Ledo engano!
A vontade de,às vezes, nos escondermos num canto e chamar por e pela mãe é tão grande, que nos transformamos em pequenas crianças grandes, mas, infelizmente, nos lembramos, que uma vez adultos, cabe a nós mesmos resolver nossos problemas. A mamãe pode dar colo, pode até dar dinheiro, mas dentro de nós só cabe a nós.
O bom é que no meio do caminho encontramos professores e lições são ensinadas, lições são aprendidas. E como toda escola, a vida tem lições por vezes amargas.
Como disse um poeta, a vida não tem estágio não, o ontem não se repete. Podemos começar de novo e este recomeço é presente divino.
Se procuramos atalhos e tentamos driblar o inevitável queimamos etapas importantes e, ao invés de adiantarmos nosso crescimento, só atrasamos a trilha nossa de cada dia.
Nessa grande cozinha que é a vida é preciso saber dosar tudo, para não corrermos o risco de salgarmos sentimentos alheios e pior, as nossas próprias emoções!

Nenhum comentário:

Postar um comentário