sexta-feira, 11 de junho de 2010

Iguais




Foto-João Ferraz


Iguais

Célia Pires

Lógico que ao ler esse mensagem vai dizer que sou louca, mas e eu com isso? Já levei espinafrada pior!
Na verdade, se não pergunto meu coração não fica em paz:você está bem?
Embora eu quase sempre pareça esse ser estranho me preocupo com as pessoas de que gosto a despeito delas rejeitarem esse querer.
Aprendi que é buscando o bem de nossos semelhantes é que encontramos o nosso.
Ás vezes me magoa uma desfeita, mais me lembro de novo que não sou eu quem a está cometendo. Então continuo a minha caminhada, pois a vida é curta demais para ficarmos com mágoas e rancor no coração.
Sei o quanto é difícil as pessoas gostarem de mim, me aceitarem como sou. Mas entendo que o diferente, assim como ETs feitos eu, na maioria das vezes é discriminado. Mas chega uma hora em que a dor não mais existe e passamos somente a lamentar as sementes que pessoas preconceituosas estão plantando num mundo que deveria ser somente de alegrias, de solidariedade. De felicidade. Não é utopia pensar assim. Não mesmo!
Como pode alguém não olhar no rosto e deixar de conversar com um irmão por um motivo futil e que consideram tão importante?
Vai chegar uma hora em que aquele oi que não foi dito vai fazer falta, que aquele agradecimento que não foi falado vai pesar. O pior é que é um sofrimento que se prolonga como um câncer que poderia ter sido extirpado no começo com um simples pedido de desculpa.
Mas parece que voltar atrás é como uma flecha atirada, mas não é. Tolos são os que pensam assim. Como perdem momentos tão importantes da vida!
Eu daria tudo para ter minha saudosa irmã aqui do meu lado.Um aneurisma a levou para 'a terra dos pés junto'. Nossa como ríamos, como brigavamos, mas logo as pazes eram feitas. Porque erámos irmãs e não há nada mais importante do que um irmão!
Uma amiga minha me contou que amou verdadeiramente somente uma vez.Uma vez em toda a sua vida. Ficou feliz ao descobrir que não tinha um coração estéril, mas triste por aprender da pior forma possível o sabor da rejeição!
Claro que não é porque você se apaixona por uma pessoa que a reciproca tem que ser verdadeira como diz o velho chavão, mas saber ser rejeitado e sem a minima chance é uma lição dura demais para um amor.
Ela me conta comovida que ainda estão frescas em sua memória a reação do seu bem querer comunicando que ela estava criando uma situação em que o estava incomodando e que
apesar de respeitar seus sentimentos ele estava se sentindo muito mal com aquela situação, pois não queria ser cobrado em atitudes, não queria ter culpas que não cometeu. Pedia que parasse. Com muito custo ela reconheceu que ele estava coberto de razão. Camuflou o amor.Ela não tinha o direito de fazê-lo se sentir mal. Ainda dói em sua alma a fatidica frase: 'eu peço que pare,estou me sentindo mal com isso tudo,obrigado'.
É minha gente, se fosse outra pessoa teria sucumbido, teria acreditado que o amor é algo ruim. Mas não ela. Me surpreendeu, mesmo tendo passado por uma série de sentimentos sucessivos: do amor à rejeição da pessoa eleita por seu coração.
Não pense não que ela se revoltou. Não mesmo.Até tirou proveito, pois mesmo não tendo o objeto de seu desejo ficou grata por poder ter sentido o sabor de amar. Descobriu que o amor nunca é ruim. Ele é doce. É morno, confortável
como uma velha cadeira de balanço.
Me diz com toda autoridade que esse sentimento lhe provocou uma força tão grande que teve coragem de confessar, mesmo ouvindo um não e nem pensa que errou ao declarar seus sentimentos:
Você acha que eu sou louca me pergunta?Respondo que tenho certeza!
Ela me pergunta o que fez de errado. E ela mesmo responde quase que de imediato: Nada. Talvez não fosse pra ser. Só tem a certeza de que nunca vai mudar a sua forma direta e verdadeira de ser; que não vai parar de rir e gargalhar quando tiver vontade e que não vai abrir mão de ser ela mesma por que antes do amor pelo outro existe um amor ainda maior, o amor por si mesma!
E que o caminho da paz, como diria Ganghi, é o caminho da verdade e como ela mesma diz, foi um Ser Supremo que nos fez iguais e cabe a cada um de nós fazer a diferença e provar que vale á pena viver...com amor e no amor...

Nenhum comentário:

Postar um comentário