quinta-feira, 15 de julho de 2010

Horizonte de metal




Foto- João Ferraz



"HORIZONTE DE METAL"
Célia Pires

Um amigo meu dizia que o mundo ou a vida é uma locomotiva sem freios! Acredito que se compararmos o mundo ou a vida a uma locomotiva sem freios e com uma velocidade alucinante perderemos a oportunidade de apreciar a paisagem. A vida e o mundo não podem ser essa locomotiva que trilha numa linha reta, pois sem freio e sem curvas o seu destino é somente um: o precípicio.
Essa sua locomotiva não tem um condutor? Não acredita que somos nós os condutores de nosso próprio destino? Quem disse que sou obrigada a entrar nesse trem? Quem disse que se eu quiser não posso fazer a minha viagem á pé, de mochila nas costas apreciando a paisagem? A ansiedade nada mais é do que a expectativa antecipada dessa grande viagem. Você, às vezes, nem curte de tanta expectativa!Você acredita que tudo já está traçado que não podemos interferir nessa linha reta chamada destino? Nenhum caminho alternativo?Isso não é muito triste? Essa falta de opção em seguir sempre em linha reta se o mundo é redondo?
Certo que as experiências de cada um vai pesar no fim dessa longa viagem, mas um dia minha saudosa irmã disse que ouviu numa palestra (de Ken O'Donnell), que no espelho do saber, apenas a verdade se reflete dignamente e que apenas aquele que se livra da carga tem a leveza de se ver.
E eu acredito que numa locomotiva em alta velocidade iríamos ficar confinados num vagão sem possibilidade de parar em outras estações,pois descarrilaríamos sem freio, ficaríamos ilhados dentro de nós mesmos, impossibilitados de aproveitar essa longa e maravilhosa viagem que é a vida!Passagem? Que passagem se escolhi ser clandestina no meu próprio destino?

Um comentário: