sábado, 10 de julho de 2010

Era só tronco...


Era só tronco

Célia Pires
Um amigo escreveu dizendo que, às vezes, sentia vergonha de si mesmo, mas acredito que nem aqueles a quem faltam braços e pernas devem sentir vergonha de si mesmos. Somos como somos e é só. O que podemos fazer é tentar melhorar a nossa aparência cuidando do fisico, comendo direitinho, fazendo exercícios regulares. Mas tem gente que não pode nem fazer isso por 'n' motivos.
Certa vez, quando eu era adolescente, eu e meus irmãos fomos á igreja assistir a uma palestra de uma moça. Ela iria falar sobre os desafios que enfrentava a cada dia, o quanto necessitava da ajuda de outras pessoas para fazer coisas que para nós são tão simples como comer, beber, ir ao banheiro.Para resumir, essa moça só tinha o tronco. Não tinha braços e nem pernas. Só tronco. E conforme ela ia falando a gente ia percebendo que não somos feitos de apenas braços e pernas, mas de coração.
Ela não podia se despir diante do espelho para observar se estava se sentindo como a Angelina Jolie ou uma ogra, mas com certeza deveria se sentir gente. E é nisto que reside a verdadeira beleza: ser gente.
Muitas vezes, por conta da minha profissão me deparo com homens maravilhosos, verdadeiros príncipes, mas ocos e, às vezes, me deparo com 'ogros' cheios de encanto e inteligência. Aonde está a beleza? No fisico ou na inteligência? Respondo que em ambos. Dependendo do que cada um procura pra si. Ver tudo isso numa mesma pessoa é raro, mas não impossível.
Mas cada um neste mundo tem seu lugar e serve ao menos para servir de referência para uns e outros. O que não podemos é desprezar o outro porque achamos que não se enquadra nos padrões de beleza que convencionamos. Quem pensamos que somos? Já percebeu que por conta da busca por esse belo as mulheres e até mesmos os homens estão cada vez mais em busca do bisturi? Silicone até no peito masculino para parecer músculo, silicone no bumbum, nos seios de forma exagerada e não somente para levantar a auto- estima. Acho que andamos meio que perdidos nisso tudo. Buscamos incessantemente algo que no fim está dentro de nós. A beleza amadurece e pode até cair do pé. Quando isso acontece o que fazem? Estão trocando o outro ou outra por uma versão mais nova e externamente mais bonita. A beleza virou um produto de barganha. Então se não sou bonita não mereço ser feliz?
Quero me olhar no espelho sem medo. Não quero ser Angelina Jolie, mesmo por que ainda não inventaram essa façanha, embora muitas tentem! Foi me dado esse corpo e é com ele que tenho conviver a cada dia, por isso devo amá-lo e respeitá-lo. Não vamos ser hipócritas e dizer que a verdadeira beleza é somente a interior, a espiritual. Pode até ser, mas ninguém tem visão de raio x ou um medidor de sentimentos e valores para saber como o outro é espiritualmente, então é atraído primeiro pela beleza fisica. Normal.Sabemos que beleza não se põe na mesa, mas também não vejo muita gente querendo comer no chão.
Quanto a ser orquidea ou cacto. É uma escolha. A orquídea embeleza. O cacto pode salvar a sua vida num deserto, pois retém água.
Devemos aprender que a beleza é uma coisa, mas que o belo é outra completamente diferente, seja este físico ou espiritual. Percebeu que tem gente 'feia' que é bela e tem gente que possui beleza e é feia?Complexo demais?Beleza também é se atrever a ficar totalmente despido em frente ao espelho, desnudo de tudo, e conseguir enxergar além do próprio físico...

Nenhum comentário:

Postar um comentário