domingo, 2 de agosto de 2009

Eu, Coruja

(Foto-João Ferraz)

Eu Coruja!



Célia Pires





Uma coruja que pode ser pimenta ardida ou puro mel. Um tapa ou um beijo. Pão pão ou queijo queijo ou os dois para fazer um belo sanduiche. Que pode ser pipoca na panela, amendoim torradinho. Champanhe ou veneno. Uma coruja leonina que mostra as garras se alguém quiser magoar, abusar ou violentar os seus direitos, por isso nem tente...Sou também de temperamento tímido, mas nem sempre quieta e discreta como as outras corujas que ficam mansas no cativeiro. Não pouso na mão de ninguém.Já escolhi um dono. Há corujas que chamam a atenção por causa da cabeça grande. Eu chamo pela cabeça dura. Minha plumagem quase sempre é negra. Vários tipos de corujas estão espalhadas pelo mundo todo: há a coruja das neves, branca, que vive no Pólo Norte, e a coruja das Filipinas, que é pescadora. Mas aqui no Brasil, igual a mim, sou euzinha mesmo.No norte, a coruja é considerada, mais do que no sul, uma ave de mau agouro. Mas muita gente pensa diferentemente. Muitos a consideram o pássaro das bruxas. Nessa hora fico confusa, pois também sou a bruxa. Mas os gregos consideravam a coruja como a ave da sabedoria. Isso de azar é pura crendice popular. Mas não mexa comigo senão...A minha visão diurna é igual a dos outros pássaros: ao contrário do que se pensa, não sou cega durante o dia. Tenho um campo de visão maior que o das outras aves. Jornalista né !?Depois do entardecer ao contrário das outras corujas não saio à caça, pois estou praticamente presa ao trabalho e meu coração já elegeu o dono dos olhinhos verdinhos mais lindos do mundo. Tudo o que se move e faz barulho chama minha atenção. Ataco, se mexerem comigo.Meus inimigos mortais são os gaviões, as cobras, os gatos do mato. Se você se enquadra num desses bichos ai, cuidado... Mas apesar do meu ar parado, sou muito esperta para escapar deles. E, além de esperta, sou atenta.Coruja com signo do dragão no horóscopo chinês! Tenho uma particularidade interessante, sou capaz de virar cabeças num ângulo de 180º e de esticar pescoços para cima. Tenho treinado para isso.
CORUJA: HÁBITOS E CUIDADOS
Vida média: As pequenas vivem menos, mas sou grande, portanto...Porte: a maior coruja brasileira se Chama Célia Pires
Higiene: diferente das outras corujas costumo tomar banho e às vezes gosto de ficar na chuva.
Alimentação: Para aves adultas: pedaços de carne. Cuidado com o dedo.Hábitos: vive à noite, manhã e tarde. Madrugada se tiver uma festa anos 70 tô dentro! Acomodações: viveiro grande. Poltrona num canto mais sombreado, onde eu possa ler e ouvir minhas músicas preferidas. O viveiro também deve ficar longe dos cativeiros dos outros pássaros, de modo que estes não vejam nem me ouçam. Sou assim. È minha natureza. Acasalamento e reprodução: na natureza o macho se aproxima da fêmea. Mas ele tem que pagar tudo! Conservadora ao extremo. Observação: minha comercialização é proibida pela lei de proteção à fauna silvestre, Lei nº 5.149.

Nenhum comentário:

Postar um comentário