quarta-feira, 17 de março de 2010

A trilha nossa de cada dia




Foto- João Ferraz

A trilha nossa de cada dia
Célia Pires


Como está difícil conquistar o espaço de cada coisa. A trilha, que no começo mostrava-se fácil, tornou-se árdua.A mochila, que no início era leve, foi se enchendo a cada passo, a cada pedalada. Sem perceber vamos guardando tudo: de pedras a ressentimentos.A coisa fica tão pesada que não podemos abandonar a carga e nem levá-la conosco. É o velho impasse que nos atrasa os sonhos, nos atropela os desejos.
Acreditamos que não traimos nossos ideiais, mas mesmo assim o que temos? O que ganhamos? A única certeza, muitas vezes, são os bolsos vazios e o coração cheio e pesado pela opressão, que quase sempre nós mesmos nos impomos.
Os pensamentos altruistas e positivos vão e vêm, se cristalizam e se quebram em pedaços. Temerosos de nos machucar ficamos impassiveis diantes desses pensamentos 'quebrados', diante do nosso corpo, muitas vezes, alquebrado.
Se pudessemos adivinhar a nossa Sina, seguiríamos por outros caminhos? Mas se acreditamos num destino já traçado de que adianta procurar por desvios, seguir atalhos?
Para se ver o Sol ou 'sentir' a Lua mais de perto é necessário que subamos a montanha?
A trilha continua no mesmo lugar; se outros conseguiram percorre-la, porque não a gente?
A quem devemos satisfações se não a Ele, se acreditamos em Deus, e a nós mesmos?
É tão fácil condenar. Tão difícil amar.
A chuva, às vezes, cai na hora errada e encharca tudo aquilo que havíamos conseguido secar pondo à mostra nossas raízes , muitas vezes frágeis. Não é fácil os outros nos verem despidos de nossas armaduras.
Vamos percebendo que quase ninguém quer saber de alimentar nossos sonhos e muitas vezes morremos à mingua, abraçados com a solidão.
A boca de tanto medingar esperança já está amarga. Nessa grande trilha que é a vida,raros são os que nos oferecem ' água' ou algum balsamo para matarmos a sede ou para aliviar as bolhas dos pés.
Muitas vezes, temos o apoio daqueles que acreditam nos nossos propósitos, mas estes pouco podem fazer, pois também sofrem os horrores de uma realidade que apavora.
Alguém disse que o segredo para se enfrentar essa grande trilha e conseguir chegar chama- se condicionamento, seja este fisico ou espiritual.Por isso nunca se esqueça dos exercícios de fé, da nutrição corporal e espiritual e acima de tudo do ditado que diz que para se dar a volta ao mundo é preciso dar o primeiro passo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário