terça-feira, 14 de setembro de 2010

Tempo de felicidade

Foto-João Ferraz







"Tempo de felicidade"



Célia Pires
Tempo em que o peso nos ombros era somente o da mochila.
Onde era tempo de vida. Onde a turbulência visitava cada comodo de nossa curta existência e era transformada em pura energia de correr, nadar, gritar e muitas pipas no ar
Passava o peixeiro gritando pexeeeeeiroooooooooooooooo!
O verdureiro, mas a alegria mesmo era quando vinha chegando o pipoqueiro com as delicias simples em forma de paçocas, pés de moleque, maria mole, caramelos. Suspiros, ah, suspiro de saudade!
Não havia a escuridão da violência que embota hoje tantas vidas inocentes.O amor nos chegava inocentemente, por admiração e sem intenção nenhuma de cair matando'!Só olhar, só olhar...e nos envergonharmos ao sermos descobertos ou nos gabarmos se fossemos o fruto da tal admiração. Ai, ele ou ela gosta de mim"
O místério nas histórias de dar medo como a da loira no banheiro.
A feia fumaça das queimadas não nos ardia os olhos e lágrimas somente quando perdiamos no bafo(figurinhas) ou levavam 'sem querer' nossas bolinhas de gude.
A festa das brincadeiras nas ruas sem medo de sermos atropelados. Já conseguiu arrancar a ponta do dedão do pé com um tropicão e o mundo quase acabar por isso? Ah, passar o terrível mertiolate que nos ardia até a a alma. Já viu uma galinha atravessar a rua com um monte de pintinhos em fila indiana? Já se embrenhou pelos matos um dia inteiro e voltou com a 'caça' nas mãos?Nadou nos rios com medo de desaparecer no 'sumidouro'? Ficou chocado ao saber da morte de fulano que tinha enchido a cara de manga verde e foi nadar em seguida? Tomou suco em embalagens no formato da fruta como laranja ou uva?Ficou morrendo de medo de ser pego ao tocar a campainha de uma casa? As pernas pra que te quero correndo na velocidade da luz. Delícia!Amigos na calçada, amigos em cima das árvores,amigos pra acompanhar a gente até a escola, pra reclamar das coisas, contar as novidades, amigos pra pedir metadinha do lanche, amigos pra o que der e vier, amigos de verdade...
Inventores, construíamos carros com latas e carretéis de linha. Pasmem: andavam!Tenho quase certeza de que a reciclagem começou ali.
Politicos da boa vizinhança, bagunçavamos as casas alheias como se fossem as nossas e ainda saimos com o sorriso de orelha a orelha, pois erámos contemplados com bolo, pão feitinho na hora e Ki-Suco saboroso geladinho!
Recitou na escola se sentindo um artista? Pertenceu a uma laia?
Tanta coisa . Mas cada época é uma época e cabe a cada um guardar como uma relíquia aquele que foi o seu tempo de felicidade...o seu tempo de felicidade....

Nenhum comentário:

Postar um comentário