quarta-feira, 22 de setembro de 2010

O melhor amigo do homem




(Bidu, um dos queridinhos lá de casa)



O melhor amigo do homem




Célia Pires
Quando achava que nada podia ainda me cativar
e colocar outro motivo de alegria pra ficar você "apareceu"
Não sei se escolhi ou fui escolhido ou se foi uma mágica reciprocidade
Só sei que cá estamos!
Se surge alguma raiva ou angústia, tudo isso se perde quando me ocupo de ti
e te alimento com requintes de carinho, com
uma carninha aqui,uma ração ali e muitos afagos, tal é meu contentamento por te ter por perto.
Já vi destruidos fios,sapatos,que me deram até arrepios!
Ralhei, mas desisti, deixei pra lá.Não adianta estressar com um amigo que me tem um amor incondicional, que parece entender os queixumes dos meus versos, minha voz, por vezes, embebida de alguma melancolia ou mesmo a alegria que nem outras gentes percebem.
E nos passeios,parece você a me levar não o contrário, e com você a cada dia, ao mesmo trajeto é lançado um novo olhar , como se um cão como você pudesse de alguma forma espalhar alguma magia e fazer diferente o mesmo caminho.Descobrindo tesouros ao longo do percurso.
Parece se alegrar e compreender minhas vitórias!
Ás vezes paro e me assusto: como pode um cão suavizar dores, fazer, com um simples abano de rabo ou mesmo uma euforia incontida, com que a gente perceba que é amado?Ás vezes você silencia e esse silêncio me faz companhia, como se entendesse que naquele momento eu necessitasse daquela morna calmaria e ao oferecer sua cabeça ou o corpo para o afago é como se demonstrasse que não tenho o coração insensível, que sou sim capaz de amar.Sim, você me ensina,pois seu coração não tem portas e nem janelas.
De repente, me lembro de uma velha música que diz"Eu cheguei em frente ao portão. Meu cachorro me sorriu latindo".
E compreendo porque o cão é o melhor amigo do homem. Sim, compreendo tudo....

Nenhum comentário:

Postar um comentário